terça-feira, 26 de julho de 2011

Solidariedade: quando a ajuda vem da internet


Grupo usa as redes sociais para convocar doadores de sangue; por meio de um blog, os amigos da menina Ana Clara arrecadam doações para custear o tratamento e compra de uma perna mecânica para ela


Clarinha

Projeto Clarear
Está enganado quem imagina que as redes sociais são apenas fonte de lazer. A mobilização feita virtualmente, por meio dessas redes, é real e pode ajudar a salvar muitas vidas. Em Pernambuco, pelo menos dois grupos chamam a atenção nos últimos meses: o Veia Social, que convoca doadores de sangue, e o Projeto Clarear, que ajuda uma pequena portadora de câncer, Clarinha, que precisa de ajuda para comprar uma perna mecânica.

Algumas pessoas fazem da doação de sangue uma rotina. É o caso do jornalista Gianfrancesco Lins de Melo, que doa a cada quatro meses, e do vendedor Carlos André, que, com ou sem campanha, costuma frequentar o hemocentro. Mas Isabella Magalhães adquiriu consciência da importância do gesto por causa da internet. Esta é a quarta vez que esta voluntária do Veia Social estende o braço – e não sabe para quem vai o sangue. Diz que isso é o que menos interessa.

"Sempre quis doar sangue, mas por causa da correria da vida, eu nunca vim. Aí eu vim e me tornei doadora, voluntária da Veia Social, participo da divulgação na internet e todas as mobilizações que têm aqui eu também venho", diz Isabella.

Também voluntária, Kássia Santana (foto 2) vive com o celular na mão acessando o Veia Social, um grupo que usa as redes sociais para mobilizar o maior número possível de doadores de sangue. "O grupo resolveu fazer esse trabalho porque é muito carente de doadores. Muita gente tem medo de doar sangue", conta Kássia.

É um movimento que a supervisora de captação do Hemope, Josinete Gomes (foto 3), acompanha com alegria.  Na primeira mobilização, foram 20 doadores. Na próxima, a terceira, marcada para o dia 30 deste mês, são esperados mais de cem. "Eu acho que isso é modernizar a forma de abordagem, acompanhar a evolução da sociedade e trazer o internauta para se informar sobre o serviço", afirma Josinete.

O turismólogo e fotógrafo Rafael Bandeira criou um blog para tentar ajudar Ana Clara (fotos 4 e 5), prima da namorada dele. Mais de 11.400 visitantes do Brasil e do mundo já acessaram o site e se comoveram com a luta de Clarinha, como ela gosta de ser chamada.

"A gente fez para chegar até os amigos. Mas aí eles espalharam para outros amigos, que também espalharam e a gente não sabe até onde chegou", conta Rafael.

Clarinha vai ter que amputar a perna e o mundo de carinho que chegou pela internet traz um alento – assim como o amor da irmã, dos pais e dos amigos. No dia 13 de agosto vai acontecer uma festa para arrecadar a quantia necessária para comprar a prótese que vai substituir a perna dela. E o convite, claro, está na internet. 

SERVIÇO:
Blog de Clarinha - http://oprojetoclarear.blogspot.com/

Veia Social - http://www.veiasocial.com.br/

Projeto Visão Sonho Dourado

Esta semana o ICSD, estará oferecendo aos moradores do Zumbi do Pacheco e adjacências, Exames de Vista Gratuitos.O projeto ocorrerá nos dias 25, 26 e 27/07 no horário das 14:00 às 17:30hs. a iniciativa em parceria com Óticas populares, visa trazer aos moradores da comunidade, oferta de óculos de preço de fábrica , facilitando assim a vida de muitas pessoas que trabalham e não dispõe de tempo para ir a centro da cidade fazer os exames e adquirir seus óculos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bairros do Recife, Olinda e Paulista recebem agências móveis da Celpe

Moradores dos bairros da UR-05, no Recife, Jardim Brasil II, em Olinda, e Pau Amarelo, em Paulista, contarão com as agências móveis da Celpe a partir desta segunda-feira (25). Cada veículo conta com duas atendentes e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h.

As unidades itinerantes realizam todos os serviços de uma agência convencional, como atualização de cadastro, solicitação de ligação, negociação de débitos, emissão de 2ª via de faturas, mudança de titularidade e inscrição na tarifa social.

As agências móveis já realizaram mais de oito mil atendimentos em todo o Estado desde que entrou em operação, no início de outubro do ano passado.


» Confira o calendário das agências móveis da Celpe:

De 25/07 a 29/07: Jardim Brasil II - Av. Antônio da Costa Azevedo (próximo ao Terminal de ônibus)
De 25/07 a 05/08: UR-05 - Rua Vale do Itajaí (próximo à Praça de Eventos)
De 25/07 a 29/07: Pau Amarelo - Rua da Gama (próximo ao Terminal de ônibus)

Site calcula hora de se aposentar


MANUELLA BEZERRA DE MELO
Especial para a Folha

A página da Previdência Social na internet (www. previ­den­cia.gov.br) mudou a versão do Simulador de Aposentadoria disponível. O serviço, que permite ao trabalhador calcular o tempo de contribuição dos segurados do Regime de Previdência Social, substituiu o anterior, com o objetivo de ser mais didático para o usuário.

O novo sistema foi desenvolvido para que o trabalhador pos­sa descobrir se tem as condições devidas para aposentadoria, além do tempo que falta para integralidade. Mas, apesar da suposta utilidade pública do serviço, pode ser arriscado para um cidadão comum recorrer a certas ferramentas, sob o risco de equivocar-se na leitura técnica da hora certa de dar a entrada na aposentadoria.

Não há como se tirar o mérito dos serviços oferecidos pelo sistema da página da Previdência Social. Nesta nova versão do aplicativo, é possível realizar a validação dos dados cadastrais inseridos pelo cidadão, verificando os já existentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Ao identificar divergência entre os dados inseridos e os do CNIS, o usuário é automaticamente informado que deve agendar um atendimento em uma Agência da Previdência Social para a regularização do cadastro. No caso de aposentadoria proporcional, além do tempo de contribuição, o aplicativo verifica se o usuário possui a idade mínima, requisito obrigatório para o reconhecimento do direito ao benefício.

O advogado previdenciário Ney Araújo orienta que se procure um profissional da área para uma orientação prévia antes de dar entrada na aposentadoria. Para ele, ainda que o sistema ajude, é preciso orientação de alguém que possa fazer uma interpretação mais específica.

“Os cálculos da Previdência são, muitas vezes, complexos até mes­mo para um especialista. Pode revelar coisas que o leigo não saiba identificar ou, até mesmo, entenda de maneira equivocada. É prudente fazer uma projeção detalhada”, esclareceu. “De qualquer forma, o sistema pode auxiliar os profissionais da área para que eles orientem o usuário”, finalizou.

Pernambuco:Jovens jaboatonenses são qualificados para o turismo


Iniciativa beneficia jovens em situação de vulnerabilidade social

Alunos do curso de auxiliar de cozinha e camareira, promovido pela ONG Childhood Brasil/Senac, em parceira com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania, encerraram as atividades e vão aplicar os conhecimentos adquiridos com um café da manhã, nesta terça-feira (26), às 8h, no restaurante Casa Grande, em Piedade.

Para a iniciativa, o desafio foi capacitar 50 jovens de Jaboatão com idade de 16 a 26 anos, tendo concluído o ensino fundamental (8ª série) e se encontrar em estado de vulnerabilidade social.

Entre as cidades que também participam do projeto estão Olinda, Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho, sendo 50 alunos por município, totalizando 200 jovens ao todo.

“Os cursos têm como objetivo oferecer formação profissional para jovens em situação de risco, além de ser uma grande ferramenta para prevenir a exploração sexual”, explicou a secretária executiva de Assistência Social, Carmem Galvão.

A gestora ainda acrescentou que o encontro servirá de oportunidade para o trade turístico conhecer, de perto, novos profissionais aptos para ingressarem no mercado de trabalho.

A experiência é uma ação realizada pelo Programa Pernambuco de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (PPEVS), uma iniciativa da Childhood Brasil, juntamente com o Ministério do Turismo, por meio do programa Turismo Sustentável e Proteção à Infância, Governo do Estado de Pernambuco e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Secretaria Estadual de Turismo, além dos Conselhos Municipais de Direitos, prefeituras municipais, hotéis e pousadas, entre outros

Governo lança Campanha para pais registrarem os filhos em Pernambuco


O Governo do Estado lança em parceria com a Associação Pernambucana de Mães Solteiras (Apemas) na manhã desta terça-feira (26) a Campanha "Seja o Herói do Seu Filho", que visa levar cerca de 3 mil pais a registrarem voluntariamente seus filhos.

As ações vão ser realizadas nos dia 8,9 e 10 de agosto em vários locais. Em Recife, a Campanha vai se concentrar no Fórum Joana Bezerra.

Em Jaboatão, vai ser realizado na Faculdade Metropolitana. Já em Olinda, a Campanha acontecerá na Defensoria Pública e no Fórum de Olinda.

Todos os presídios da Região Metropolitana do Recife também irão aderir à Campanha.

Além da Apemas, a Campanha também conta com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Ministério Público e a Defensoria Pública como parceiros.

Governo promete requalificar Mercado de Cavaleiro em Jaboatão/PE


Obra arrasta-se desde dezembro de 2009, quando outro edital de licitação da reforma foi lançado

O Mercado de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, será requalificado. A promessa é do Governo do Estado, que garantiu um investimento de R$ 64,4 milhões na obra - recursos do Tesouro Estadual, com contrapartida de R$ 6,4 milhões da prefeitura.

O edital de licitação será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (26) e expectativa é de que o local fique pronto em dois anos.

A boa notícia, entretanto, não afasta a frustração de uma obra que se arrasta há anos. Em dezembro de 2009, um edital de licitação da reforma com investimento de R$ 40 milhões foi lançado pelo secretário das Cidades da época, Humberto Costa.

O prazo de conclusão era novembro de 2010, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) pediu uma revisão do projeto, alegando irregularidades. Desde então, visitantes e comerciantes esperam as reformas.

De acordo com a atual secretaria das Cidades, o novo projeto vai mudar completamente a estrutura do local, que conta com mais de mil comerciantes trabalhando em situação precária dentro do Mercado e no entorno.

O espaço deverá ter 33 mil m² e capacidade de abrigar cerca de 1.330 comerciantes. Haverá um estacionamento para 400 veículos, área de carga e descarga de mercadorias, auditório para 90 pessoas, área administrativa com vestiário e refeitório para os funcionários, esteiras rolantes, sistema de climatização, sonorização, rede lógica e circuito interno de segurança.

O Mercado de Cavaleiro atende aos transeuntes da BR-232, Avenida Dr. José Rufino e a estação do Metrô de Cavaleiro. De acordo com a Secretaria, mais de 10 mil pessoas passam pelo local diariamente.

Mutirão fiscal para facilitar pagamento de tributos começa nesta segunda-feira em Jaboatão dos Guararapes

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, numa parceria inédita com o Poder Judiciário, realizará o Primeiro Mutirão Fiscal do Município, entre os dias 25 e 29 deste mês (segunda a sexta-feira), na Faculdade Guararapes.
 
O mutirão tem por principal objetivo possibilitar aos contribuintes de tributos municipais, tais como IPTU e ISS, a regularização de seus débitos junto à Prefeitura, em condições mais atrativas e vantajosas, a exemplo de descontos substanciais nas multas e juros devidos.
 
Foram expedidas seis mil notificações, mas aqueles que quiserem aproveitar a oportunidade poderão comparecer ao Mutirão. Serão instaladas 40 equipes de conciliação e os Juízes da Fazenda Pública estarão presentes no local, acompanhando os trabalhos. 
 
Para melhorar as condições já existentes, o prefeito Elias Gomes enviou à Câmara de Vereadores e foi aprovado na última sexta-feira o Projeto de Lei Complementar n° 3/2011, que aumenta o percentual de desconto sobre multas e juros para 60% nos pagamentos à vista (atualmente o desconto é de 40%), 50% para pagamentos em até 3 (três) vezes, e 40% para pagamentos em até 12 vezes.
 
O esforço concentrado entre Prefeitura, Câmara de Vereadores e Poder Judiciário, além de viabilizar o pagamento àqueles que querem ter sua situação regularizada junto ao Município, deverá diminuir o número de processos nas Varas da Fazenda Pública, propiciando uma melhor prestação jurisdicional do Poder Judiciário.
 

Secretários ganham mais que o prefeito

A Lei Municipal nº 17.108/05, de 27 de julho de 2005, criou uma situação curiosa na Prefeitura do Recife. Apesar de ser responsável pelo cargo mais importante da cidade, o prefeito João da Costa (PT) recebe um salário inferior ao que é pago a cinco secretários de sua equipe, composta, no total, por 22 membros. Estão nesse grupo os secretários André Campos (Turismo), Cláudio Ferreira (Assuntos Jurídicos), Dácio Rossiter (Administração), Eduardo Vital (Serviços Públicos) e Petrônio Magalhães (Finanças) – os três primeiros, inclusive, chegam a receber R$ 24 mil, o teto salarial do Estado, que equivale ao provento do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. O prefeito ganha R$ 14,6 mil.
Por conta dos cargos que ocupavam antes de serem nomeados para auxiliar o prefeito, esses secretários podem trazer dos órgãos de origem os seus salários e ainda ganhar uma verba de representação que corresponde a 80% do subsídio do secretário. O valor dessa verba de representação é de R$ 10,3 mil. Se não houvesse o teto do funcionalismo, André Campos, Cláudio Ferreira e Dácio Rossiter teriam direito a ganhar ainda mais. Como parlamentar, Campos recebe R$ 20 mil, somados aos R$ 10,3 mil, o subsídio final ficaria em R$ 30,3 mil. Para ficar dentro do teto salarial do Estado, o deputado licenciado perde R$ 6,3 mil.
Já o secretário de Assuntos Jurídicos teria direito a receber R$ 28,3 mil – R$ 18 mil por ser auditor do Tribunal de Contas do Estado e R$ 10,3 mil pela verba de representação da PCR. Dácio Rossiter poderia ganhar R$ 26,3 mil, somando o provento do TCE ao benefício da prefeitura. Ambos estão enquadrados no teto do funcionalismo.
Eduardo Vital e Petrônio Magalhães são auditores concursados. A remuneração básica de um auditor, sem nenhuma vantagem, varia de R$ 7,7 mil a R$ 8,1 mil. Como ambos têm direito à verba de representação, os salários deles ultrapassam o do prefeito João da Costa. Vital tem mais dois benefícios porque é presidente de dois conselhos municipais. Recebe, mensalmente, R$ 1,5 mil da Csurb e R$ 747,67 da CTTU.
De acordo com a legislação, qualquer secretário que ocupa cargo comissionado e tem vínculo efetivo no poder público pode optar pelo subsídio de R$ 12,9 mil ou trazer o salário do órgão de origem com o direito de receber, como verba de representação, 80% do valor da remuneração do secretário. É o que diz o parágrafo segundo, do artigo 63, da Lei nº 17.108/05, que trata das mudanças realizadas, em 2005, na estrutura da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife.
“Os servidores do Município ou de outro ente federado a disposição do município, que ocuparem cargo de secretário municipal, poderão optar pelo subsídio deste cargo ou pela remuneração correspondente ao cargo efetivo ocupado, situação em que perceberá, além da remuneração mencionada, o valor correspondente a 80% (oitenta por cento) do subsídio do cargo de Secretário Municipal a título de verba representação”, diz a legislação. Esse parágrafo alterou o texto original do Estatuto do Servidor Público do Recife, descrito, integralmente, na Lei nº 14.728/85.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Trombada à vista: João Paulo namora PSB para disputar PCR

 

É, também, Cláudio Humberto que entra nos meandros da cena política pernambucana, dessa vez tratando das investidas errrantes do ex-prefeito recifense, João Paulo(PT) dentro do cipoal de ''cogitações'' anunciadas:

''O deputado João Paulo (PE) não descarta trocar o PT pelo PSB, para disputar a prefeitura do Recife. Ele contou vantagem no cafezinho da Câmara: pesquisas dariam a ele mais de 50% das intenções de votos.''

Já o colunista Luiz Carlos Azedo, do Correio Braziliense, apimenta o tema na sua coluna hoje:

''Trombada - O prefeito petista do Recife, João da Costa e o deputado João Paulo (PT-PE), que o antecedeu, caminham para um confronto na convenção da legenda. O primeiro é candidato à reeleição, o segundo quer voltar à prefeitura. O presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão (SP), tenta evitar a catástrofe.''

sábado, 16 de julho de 2011

Barreira desliza e atinge casa na UR-11, em Jaboatão


A moradora da casa saiu do local às pressas e não se feriu; população está preocupada e com medo de novos deslizamentos


Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
A chuva que caiu durante a noite da sexta (15) e a madrugada deste sábado (16) provocou deslizamentos em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Na UR-11, no Ibura, uma barreira deslizou e destruiu parte de uma casa. E na comunidade do Retiro, no bairro do Socorro, os moradores estão assustados.

A moradora da casa atingida pela barreira, na UR-11, saiu do local às pressas e não se feriu. O imóvel fica na rua da Lagoa e a barreira, de 10 metros de altura, não tem nenhuma proteção. O comerciante José Ricardo da Mata mora ao lado e está preocupado. “Chovendo assim, eu vou ficar aqui dentro? Tenho três crianças. Vou ficar aqui para morrer?”, lamenta.

Na comunidade do Retiro, os moradores também estão com medo. Na rua Doutor Luiz Gonzaga Maranhão, a barreira começou a deslizar e está a poucos metros da casa do servente Carlos Antônio Alves.

“Desde a quarta-feira da semana passada, ela [a barreira] começou a deslizar. Eu liguei e até agora eles [técnicos da Defesa Civil] não apareceram. Estou preocupado e muito. Eu nunca passei por isso. É muito difícil”, conta.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Jaboatão, coronel Luiz Gonzaga Dutra, uma equipe está atendendo os moradores da comunidade do Retiro, no bairro do Socorro. Ele também disse que, nesta tarde, outra equipe vai ver a situação dos moradores da UR-11. A Defesa Civil ainda não sabe se alguma casa vai precisar ser interditada.

Semana Anti Nuclear do Recife

 
No próximo mês de agosto ocorrerá em Recife a Semana Anti Nuclear, organizada pelo Movimento Ecossocialista de Pernambuco (www.mespe2011.ning.com) com o apoio da Fundação Lauro Campos, Fundação Heinrich Böll, Greenpeace, Centro Cultural Correios, Simples Consultoria e Articulação Anti Nuclear Brasileira.

Na quarta-feira dia 10, as 19 horas, no Centro Cultural Correios haverá o lançamento da Revista Ecoss de Pernambuco com o tema “Reflexões sobre Energia Nuclear”, reunindo textos de autores do mundo acadêmico, político e de organizações sociais. Em seguida ocorrerá o debate Pernambuco: Energia Nuclear e Desenvolvimento, tendo com debatedores o economista ecológico Clovis Cavalcanti (UFPE/Fundaj), o professor Heitor Scalambrini Costa (UFPE/Mespe) e Roberto Malvezzi, conhecido como Gogó, militante social e escritor.

As 19:30 horas, da sexta-feira dia 12 de agosto, no teatro Hermílio Borba Filho (Teatro Apolo) será apresentado o espetáculo Poético Musical de Educação Ambiental Bicho Homem, com textos de literatura de cordel e músicas de Allan Sales e Trupe. Na ocasião será lançado o cordel “Não queremos usina nuclear em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil”, de autoria de Allan Sales.


SERVIÇO:
Lançamento da Revista Ecos de Pernambuco
Debate Pernambuco: Energia Nuclear e Desenvolvimento
Dia: 10 (quarta-feira)
Mês: agosto de 2011
Hora: 19 horas
Local: Centro Cultural Correios, Av. Marques de Olinda-262 (bairro do Recife)
Fones: 3224-5739/3424-1935
Espetáculo Poético Musical de Educação Ambiental Bicho Homem e Lançamento do cordel “Não queremos usina nuclear em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil”
Dia
: 12 (sexta-feira)
Mês: agosto de 2011
Hora: 19:30 horas
Local: Teatro Hermílio Borba Filho (teatro Apolo), Rua do Apolo, 121 (bairro do Recife)
Fone: 3355-3320

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Compesa na Comunidade

A compesa estará realizando serviços de cadastramento de imóveis e negociação de faturas em atrasos, como parcelamento e tambem atualização cadastral na sede do ICSD. no Zumbi do Pacheco. O serviço estará disponível aos moradores do Zumbi, e demais localidades adjacentes, no horário das 8:00 às 17:00hs. entre os dias 11/07 a 22/07.  

terça-feira, 12 de julho de 2011

Secretaria de Desenvolvimento Econômico assina convênio para criação do Recicla Pernambuco


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), assinará, na próxima sexta-feira (15/07), às 9h, convênio com 12 prefeituras para a implementação do projeto Recicla Pernambuco. Idealizado pela SDEC e Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP), com o apoio da Petroquímica SUAPE e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a iniciativa integra poder público, iniciativa privada e sociedade civil com o objetivo de potencializar ações de responsabilidade socioambiental na gestão de resíduos sólidos de todo o Estado.

O evento será no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), na rua da Aurora, Recife.

O Recicla Pernambuco integra o Plano de Regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos em Pernambuco, que teve como pontapé inicial o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, o PGIRS, desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco (PROMATA), atualmente vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

Além da assinatura, o grupo envolvido no projeto vai cumprir uma agenda intensa de visitas no Estado. Na quarta-feira (13/07), a comitiva começa o dia em Belo Jardim para conhecer o Centro de Atividades Econômicas e de Confecções.

À tarde, eles seguem para Garanhuns, onde visitarão o aterro sanitário da cidade.
No dia seguinte, quinta-feira (14), os parceiros vão aos municípios de Ribeirão e Gameleira, no horário da manhã, e Rio Formoso e Sirinhaém, à tarde. Durante as visitas, o grupo se reunirá com prefeitos, organizações locais e cooperativas.

O Recicla nasceu da perspectiva de desenvolver um programa de reciclagem no Estado com base na legislação atual, a Lei Federal no 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A ação irá compreender estudos, projetos e intervenções de construção, reforma, capacitação e incubação que procuram estimular a reciclagem e o uso da logística reversa nos processos industriais. O projeto atuará de forma complementar às outras ações que já estão sendo desenvolvidas no segmento.

Em sua primeira fase, será direcionado aos municípios que receberam elevados investimentos em infraestrutura para o tratamento de resíduos sólidos, como a construção de aterros sanitários e unidades de triagem, por exemplo.

A meta é associar esses investimentos ao capital social já existente nos municípios

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Curumim e Associação das Mães Solteiras selecionados pelo Fundo Brasil


 

Dois projetos de Pernambuco estão entre os 14 selecionados no Nordeste pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos para receber verbas de R$ 15 mil a R$ 25 mil.

Com a ajuda, a Associação Pernambucana de Mães Solteiras (Apemas) fará uma campanha para aumentar o reconhecimento da paternidade de crianças e adolescentes, enquanto o Grupo Curumim - Gestação e Parto vai desenvolver o projeto Valorização das parteiras tradicionais: uma campanha de resgate da história de comunidades tradicionais e de acesso à saúde da mulher e da criança.

O resultado da seleção do Edital 2011 foi divulgado hoje, no site da fundação (www.fundodireitoshumanos.org.br). Entre as 976 propostas recebidas foram aprovadas 33, distribuídas por 18 estados de todas as regiões do país.
No total serão repassados R$ 793,3 mil.

Além dos dois projetos, uma iniciativa do Rio Grande do Norte também vai atingir moradoras do Piauí e de Pernambuco. Apoiado em 2010, o Coletivo Leila Diniz - Ações de Cidadania e Estudos Feministas vai desenvolver o projeto Intercâmbio de saberes e experiências das Cidadãs Positivas na conquista de direitos, com o objetivo de fazer um intercâmbio entre os grupos de cidadãs positivas dos três estados, proporcionando a troca de experiências e o fortalecimento nas lutas comuns.

Os demais projetos selecionados pretendem defender e promover os direitos de povos indígenas, do público LGBT, das mulheres – em especial das afrodescendentes, de trabalhadoras domésticas e daquelas em situação de prostituição -, das populações atingidas por grandes empreendimentos em área urbana ou rural – como as obras de infraestrutura para a Copa de 2014 -, de

Professoras norte americanas vêm a Jaboatão estudar políticas públicas aplicadas no município

 


Foto: Marcelo Ferreira


Elas vieram ao município para conhecer o trabalho que vem sendo desempenhado pelo Balcão da Cidadania


Na manhã desta terça-feira (05/07) os moradores do UR 11 tiveram acesso aos serviços oferecidos pelo Balcão da Cidadania. O programa leva, de forma descentralizada, os serviços de retirada de registros de nascimento, primeira e segunda vias, carteira profissional, corte de cabelo masculino, aferição de pressão, teste de glicemia, informações sobre o Bolsa Família e carteira de livre acesso e orientações jurídicas. Os serviços foram realizados em parceria com a Secretaria de Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos e Segurança Cidadã e Procon.

A ação foi realizada das 8h às 12h, na Associação de Moradores do bairro e recebeu a visita de duas professoras das Universidades de Wisconsin-Milwaukee e do Texas-Austin, nos Estados Unidos da América. Elas vieram ao município para conhecer o trabalho que vem sendo desempenhado pelo Balcão da Cidadania, em Jaboatão. Em 2009, as professoras vieram ao município conhecer o funcionamento do Bolsa Família.

“Fizemos uma pesquisa com cerca de mil pessoas em vários municípios do estado e um dos dados apontou para a falta de documentos como uma das causas para as pessoas não terem acesso às políticas sociais, como o Bolsa Família”, explicou Wendy Hunter, professora de Ciências Políticas da Universidade do Texas-Austin.

Hunter ressaltou que esse dado foi um dos motivos para retornarem ao município e conhecerem o programa que “facilita a entrada em programas sociais, a partir do momento em que viabiliza a retirada desses documentos, necessários para ter acesso às políticas públicas. De certa forma, o Balcão é um incentivo à população”, disse e relatou “Eu tenho que tirar documentos e acho tão chato o excesso de burocracia. Acho maravilhoso o que o balcão da cidadania faz, vindo direto aqui na comunidade, reduzindo a burocracia”.

Natasha Sugiyama, professora de ciências políticas da Universidade de Wisconsin-Milwaukee ressaltou que “Nem sempre os municípios têm esse atendimento que facilita a retirada de documentos. Jaboatão é um dos que têm e isso ajuda muito às pessoas” e explicou que “Ainda não dá pra traçar comparativos entre o programa aqui em Jaboatão e em outros lugares, mas dá pra notar que a demanda é grande e esse é um programa necessário à população”.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3799

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Em nome da mobilidade



A Assembleia Legislativa enviou indicação, aprovada em plenário, ao prefeito do Recife, João da Costa, ao de Jaboatão, Elias Gomes, ao secretário de Turismo, Alberto Feitosa, e ao de Transportes, Isaltino Nascimento, para a criação de corredores no intuito de facilitar a mobilidade urbana nas duas cidades. No documento, os deputados alegam que a população não pode mais suportar o suplício que é trafegar na Região Metropolitana do Recife.
Enquanto a Via Mangue não se materializa, deputados sugerem obras de pavimentação e sinalização de algumas vias para dar mais fluidez ao trânsito na Zona Sul. Pedem que a PCR pavimente o trecho de 200 metros entre a Avenida Domingos Ferreira e Rua José Aderval Chaves, outros 250 metros entre a Rua Henrique Capitulino e a 2ª Travessa Dona Benvinda de Farias e recupere o asfalto da Rua José Aderval Chaves até o encontro com a Henrique Capitulino. Ainda são sugeridas a requalificação da Avenida Dois Rios, no Ibura, que pode funcionar como um corredor, ligando a BR-101 à Avenida Recife, e requalificação do trecho Av. Barreto de Manezes- Estrada da Batalha, em Jaboatão.
As sugestões são bem-vindas mas, a julgar pela dificuldade da prefeitura de implementar o Plano de Ações para o Trânsito do Recife, vão entrar na fila dos serviços urgentes em compasso de espera. Com sorte, talvez sejam executados no alvorecer da Copa de 2014.
 
Publicada em 07/07/2011

terça-feira, 5 de julho de 2011

Vereadores recebem moradores da UR 3

Pelo menos cem moradores da comunidade 27 de Novembro, na UR 3, Ibura, estiveram na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 5. Eles vieram pedir o apoio do legislativo municipal para intermediar a negociação com o governo do Estado no que diz respeito à construção de suas casas. Uma comissão composta por sete representantes foi recebida pelos vereadores Alexandre Lacerda (PTC), Vera Lopes (PPS), Maré Malta (PPS), Jairo Brito (PHS), Estéfano Menudo (PHS) e Sérgio Magalhães (PTC).
Segundo a presidente do Conselho de Moradores da 27 de Novembro, Mauricéia da Silva Dias, foi firmado um contrato em 2006 – entre o governo do Estado e a Prefeitura do Recife – para construção de 216 unidades habitacionais, destas 104  já foram  entregues. Ela destaca que o Executivo cumpriu a parte dele, mas que a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) teria retirado as benfeitorias previstas no projeto original, a exemplo de praça, guarita e estacionamento.
“Nós sabemos que não é com o município. O nosso problema é com o Estado, mas viemos aqui para pedir apoio.  No projeto que nos apresentaram há 15 dias foi tudo modificado: só tem  o calçamento”, reclamou Mauricéia. Outro ponto destacado pelo  grupo  é o não cumprimento de uma proposta inicial para contratação de mão de obra dos próprios moradores da comunidade. “A gente precisa também que os pais de família trabalhem. Nós não queremos apenas casa. Queremos dignidade”, frisou.  A comissão de vereadores acompanhou a explicação do grupo e se comprometeu  a procurar os órgãos estaduais para tentar resolver o problema.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quinze linhas de ônibus têm itinerário alterado para Festa da Padroeira do Recife



Do NE10
A partir das 22h desta segunda-feria (4) o Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar provisoriamente o itinerário de 15 linhas de ônibus que trafegam na pista central da Avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife. A interdição vai até as 5h do próximo dia 18.

A alteração será realizada para a montagem dos preparativos da Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade, comemorada dia 16 de julho. Durante o período, as linhas de ônibus, inclusive as bacuraus, deverão trafegar pela pista leste da Dantas Barreto. As paradas de ônibus também sofrerão alteração provisória, passando para o canteiro central da via.

Para maiores informações sobre o itinerário das linhas, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, pelo telefone 0800 081 0158.
Confira abaixo o detalhamento das paradas provisórias por grupos de linhas:

1-Linhas com parada provisória no lado oposto ao nº 687 (Eletrofranca):

212-Jardim São Paulo
242-Pacheco
243-Vila Dois Carneiros
411-Estrada dos Remédios
412-San Martín (Largo da Paz)

2- Linhas com parada provisória no lado oposto ao nº 737-A (Loterias Monte Carlos):

122-Vila do IPSEP
125-Córrego da Gameleira
133-Três Carneiros
135-UR-10
136-UR-05
144-UR-04 (Príncipe)
153-Jordão Alto

3- Linhas com parada provisória no lado oposto ao nº 779 (Hiper Vidros):

014-Brasília (Conde da Boa Vista) – Via Príncipe
018-Brasília Teimosa
096-Conjunto Catamarã

domingo, 3 de julho de 2011

O que esperar para 2012

João da Costa e João Paulo: trégua de Carnaval? Imprimir E-mail
Sexta, 04 Março 2011 02h01
 
 ENCONTRO do prefeito e deputado ocorreu na inauguração da UPA do Ibura
Desafetos declarados no campo da política e sem mais nenhuma relação pessoal, o deputado federal João Paulo e o prefeito João da Costa, ambos do PT, selaram um armistício, ontem à noite, na inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ibura, no Recife. Não trocaram acusações, alfinetadas ou ironias nos minutos em que dividiram o palanque com o governador Eduardo Campos (PSB). Como não se via desde os bons tempos do “João é João”, em um ato público, ex-padrinho e ex-afilhado chegaram até a se cumprimentar, após o discurso do prefeito. Cumprimento que veio acompanhado de um tapinha nas costas e um sorriso meio amarelo. Vaiado no Baile Municipal, João da Costa foi bastante aplaudido no Ibura, assim como João Paulo e Eduardo - todos na mesma intensidade.
O constrangimento entre os dois ex-aliados, vale salientar, era claro. Tanto que João Paulo ensaiou deixar o palco no início do ato, o que acabou não acontecendo. Ao cumprimentar os presentes, o deputado referiu-se a João da Costa apenas como “prefeito do Recife”, sem dizer seu nome. O atual gestor recifense foi mais cordial e citou o ex-prefeito nominalmente. O curioso é que, por uma pessoa, os dois petistas não ficaram lado a lado no palanque. Essa pessoa foi justamente o senador Humberto Costa, que tem funcionado como o fiel da balança dentro do PT no tocante ao embate dos joões. Antes, quando vistoriavam a UPA com o governador, os dois fizeram questão de manter a distância. João Paulo, que morou no Ibura, chegou a posar diversas vezes para fotos.
Ao final, perguntado até quando duraria o armistício, o deputado federal disse não ter problema em cumprimentar as pessoas. “Eu sou um pessoa educada, né? Eu não achei bom quando era prefeito e estendi a mão para (o vereador) Liberato (Costa Júnior/PMDB), e ele não estendeu a mão. Eu resgato sempre o nosso companheiro Lenin (líder da Revolução Russa de 1917), que dizia que a burguesia nos legou duas coisas: o bom gosto e a boa educação. Eu não vejo problema nenhum em você apertar a mão de outra pessoa”, brincou João Paulo, que, mais tarde, tuitou a brincadeira, sinalizando que o armistício tem tempo para terminar.
Tanto João Paulo quanto João da Costa, contudo, afirmaram que o caso não se trata de uma reaproximação. O prefeito, contudo, destacou a importância dos gestos na política. “Tenho uma relação pessoal e política, também de respeito. É um deputado federal, o mais votado da cidade do Recife. Eu, como prefeito, tenho uma relação política e educação pessoal também. Não tem nada a ver com armistício ou deixar de ter. A gente está procurando construir um caminho para construir a unidade política. É importante que gestos sejam feitos”, argumentou.
Em visita à Folha de Pernambuco, anteontem, João Paulo ressaltou que a unidade deve ser buscada e que, quem estiver melhor, deve ser o candidato da Frente Popular, no Recife. João da Costa, por sua vez, evitou entrar no assunto.

Costa Filho participa de caminhada com lideranças no Ibura

Esse o Ibura só vê em época de eleição...

Por Roberto Araújo
No domingo (19), o deputado estadual Sílvio Costa Filho fará uma caminhada no bairro do Ibura junto com a suplente de vereador, Ângela Dantas e o Conselheiro Tutelar do Ibura, Lucas Estevão, acompanhados por lideranças da área. A caminhada começa às 9h e tem a concentração no terminal de Três Carneiros Alto, passando pelo UR-02 e finalizando no trevo do bairro, próximo a entrada de Dois Carneiros.
O objetivo da caminhada é movimentar a campanha, chamando a atenção para o nome de Sílvio Costa Filho que disputa a reeleição. Além da caminhada, será feito o trabalho de panfletagem acompanhado de carro de som animando a multidão.
Ao final, Ângela Dantas realizará um discurso apresentando Sílvio como candidato e, em seguida, o deputado apresentará as sua propostas de campanha para a população. Algumas lideranças da comunidade também participarão dando uma palavra de força e apoio a Costa Filho.

Caminhadas, café da manhã e reunião marcam visita ao Ibura

Relembrando o povo a visita de seus ilustres... PDF Imprimir E-mail
luciano_ibura

A região do Ibura, localizado na Zona Sul do Recife, recebeu no sábado (11) a visita de Luciana Siqueira (PCdoB), candidato a deputado estadual, da Brigada 65 e da aguerrida militância comunista. Logo cedo, Luciano caminhou pelas principais ruas do Ibura de Baixo e participou de café da manhã com a presença de cerca de 60 pessoas.


Na ocasião, Luciano ouviu dos moradores o relato dos problemas que afligem a comunidade, comprometendo-se a retornar após eleito deputado estadual para juntos buscar soluções.

Em seguida, ele fez caminhada na UR-10, de onde se dirigiu para reunião com cerca de 60 moradores e lideranças comunitárias da UR-6. Lá, o candidato a deputado estadual reafirmou sua disposição de lutar pelos interesses do povo e lembrou que uma das principais metas de sua campanha é esclarecer as pessoas.

Luciano ressaltou também a necessidade de eleger Dilma Rousseff presidente do Brasil, “pois ela é competente e capaz de governar o País”, e em Pernambuco de votar na chapa fechada para eleger Eduardo Campos governador e Armando e Humberto senadores.

Ele fez questão de destacar a amplitude de seu futuro mandato como deputado estadual. “Eu não sou só do Recife, sou de Pernambuco”, explicou, adiantando que “na Assembleia Legislativa, ao examinar a lei orçamentária encaminhada pelo governador Eduardo Campos, quero vir aqui debater com vocês que emendas nós precisamos fazer para que, na alocação de recursos do Plano Plurianual (PPA) do governador Eduardo Campos, o bairro venha a ser contemplado com

Vera Lopes repercute artigo dando adeus a João da Costa



Um artigo publicado no Jornal do Commercio desta terça-feira, 28, motivou o pronunciamento da vereadora Dra. Vera Lopes (PPS) na reunião plenária de hoje. De autoria do economista Gustavo Maia Gomes e intitulado 'Adeus, prefeito', o texto faz uma crítica ao caos no trânsito do Recife e sugere a renúncia do chefe do Executivo, João da Costa.
A vereadora leu o artigo na íntegra, pontuando em tom de despedida: “Adeus, prefeito João da Costa!”. E destacando que a cidade costuma passar por chuvas entre os meses de abril a setembro, mas que isto “não implicava em desastre”. A vereadora enfatizou a parte do artigo que denuncia o excesso de buracos nas ruas, a falta de manutenção nas calçadas e a ausência do prefeito em momentos importantes para a cidade, em referência à viagem do prefeito à Europa junto no momento de intensas chuvas e prejuízos para a população do Recife.
Para Vera, com tantas pessoas – inclusive integrantes da bancada governista – cobrando mais ação do prefeito, a bancada de oposição fica sem trabalho a fazer. “Os próprios governistas já exigem, reclamam e cobram a atuação do prefeito. O Recife clama por educação, saúde e infraestrutura”. Ao final, Vera Lopes reforçou a repetida frase do autor do artigo, em tom de despedida: “Adeus, prefeito João da Costa!”.

Vereador denuncia abuso de poder em policlínica do Ibura


Vereador denuncia abuso de poder em policlínica do Ibura
O que deveria ter sido uma visita de inspeção de rotina a uma unidade municipal de atendimento ao público acabou se tornando uma representação por abuso de poder ao prefeito João da Costa. O pedido foi solicitado pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) na reunião plenária desta segunda-feira, 23, onde relatou ter sido impedido de entrar na Policlínica Arnaldo Marques no bairro do Ibura, na última sexta-feira. “Peço as providências que este caso requer baseado na Lei Orgânica do Recife e no Regimento Interno da Casa”.
Segundo o parlamentar, tem sido uma prática do seu mandato a visita a escolas e unidades de saúde do Recife, onde são anotadas e fotografadas possíveis irregularidades para emissão de relatórios aos secretários municipais responsáveis. Carlos Gueiros frisou que se identificou como vereador e iniciou sua visita à policlínica ao lado de um homem que se apresentou como sendo da administração. “Juntamente com ele, comecei a fazer as vistorias no alojamento dos médicos, tirando as fotos comprobatórias. Depois me dirigi ao ambulatório, quando notei a falta dele, que depois apareceu dizendo que eu não podia entrar e nem tirar fotos”.
Carlos Gueiros disse que lembrou ao funcionário do direito assegurado na Constituição de livre acesso às repartições públicas municipais. Mas de acordo com o parlamentar, o argumento não adiantou e o funcionário se dirigiu aos seguranças ordenando que usassem o necessário para coibir a entrada do vereador. “Eles se prostraram em obstrução à entrada e adotaram postura que denotava disposição de usar a força, inclusive a arma que portavam, se eu insistisse. Imediatamente, por telefone, comuniquei o ocorrido à chefe de gabinete do secretário de Saúde e à gerente do 6º Distrito Sanitário. Minutos depois, chega uma servidora dizendo que a administradora havia enviado-a para me acompanhar na inspeção”.
Para o vereador, o fato foi uma agressão ao Poder Legislativo e uma demonstração do despreparo da administradora de um órgão público, que desconhece a legislação municipal. A denúncia de Gueiros movimentou o plenário. Vários colegas foram solidários e defenderam a postura do vereador. Antonio Luiz Neto (PTB) disse que os parlamentares têm obrigação de fiscalizar o poder público. “Também me sinto agredido pela atitude desses servidores porque a missão do vereador é averiguar e fiscalizar pela população os serviços públicos”.
Luiz Eustáquio (PT) ressaltou que o colega tem sido respeitado nas visitas que faz e que essa foi a primeira vez que um fato assim aconteceu. “A Comissão de Saúde vai se reunir amanhã para visitar várias unidades de saúde e vamos também incluir essa policlínica para verificar a situação de perto”.
Líder da oposição na Casa, a vereadora Priscila Krause (DEM) disse que o fato não causava surpresa por já ter passado por situações semelhantes. “O importante agora foi ter oficializado o fato à presidência da Casa. Gostaria de pedir também uma cópia desse ofício para cada um dos vereadores, porque o desrespeito é a esse Poder e não apenas ao vereador Carlos Gueiros”.
Para o vereador Marcos Menezes (DEM), o assunto não deve ser politizado. “Apesar de ser da oposição, tenho certeza de que o prefeito não sabe nem que isso existe”.
Aline Mariano (PSDB) frisou que o fato tem sido corriqueiro principalmente com os vereadores da oposição e que também demonstra a falta de capacitação dos servidores. “A gente pede para que os secretários possam capacitar os servidores para entender que essa é uma prerrogativa do Poder Legislativo. Também tenho certeza de que essa não é uma orientação do prefeito”.
Vera Lopes (PPS) disse repudiar a atitude do servidor. “Lá é uma casa de acolhimento que deveria atender bem a todos”. A vereadora lembrou que já fez diversas visitas à Policlínica Arnaldo Marques, onde também encontrou vários problemas estruturais.
Gilvan Cavalcanti (PMN) também se mostrou solidário a Gueiros e disse que já passou por situações semelhantes de desrespeito. “Fui à Secretaria de Meio Ambiente para uma reunião com o titular da pasta e o assessor pegou meu cartão e colocou numa lata de lixo. Pedi para que pegasse o cartão porque eu não era moleque. Se eu tivesse feito uma denúncia, isso já teria sido corrigido”.
Para o líder do Governo, vereador Josenildo Sinesio (PT), comportamento desse tipo não parte do gabinete do prefeito ou do secretário de Saúde. “Nenhum vereador pode ser impedido de fiscalizar e entrar em qualquer unidade da administração pública municipal. Vamos tomar providências porque esse é o nosso papel”.
O vereador Vicente André Gomes (PC do B) disse que foi uma falta de respeito com a Câmara, mas não se pode punir os pequenos e sim o gestor da unidade. “O vigilante estava cumprindo ordens. Esta Casa está de parabéns porque todos se uniram em defesa de um companheiro”. Esta também é a opinião do vereador Edmar de Oliveira (PHS). “A gente não pode politizar e nem admitir. Temos que procurar o secretário de Saúde para tomar uma providência urgente, mas não podemos responsabilizar o prefeito e nem o secretário por uma ação isolada”.
Já o vereador Maré Malta (PPS) lembrou do respeito à divisão dos poderes. “Um poder pode e deve fiscalizar o outro e a lei de abuso de autoridade pode ser aplicada nesse caso”.
Para Alfredo Mariano (PSDC), a atitude mostra que os funcionários não sabem como tratar um vereador e não estão preparados para exercer um cargo público. “Tenho certeza de que essa não foi uma orientação do secretário do prefeito, mas é preciso trazer esse tipo de denuncia para a Casa”.
O presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), lembrou que os vereadores precisam trazer qualquer atitude dessa natureza ao conhecimento da Casa. “Para que a gente tome as providências necessárias”.

sábado, 2 de julho de 2011

Visita do Ver. Carlos Gueiros ao Ibura

No dia 20 de Maio tivemos a ilustre visita do Ver Carlos Gueiros o qual pode verificar a situação de lixo e esgoto a céu aberto nas ruas da nossa comunidade. O mesmo ainda esteve na Policlínica Arnaldo Marques aferindo as precárias instalações da nossa Pronto Socorro. Será que vamos ter alguma melhora com essa visita? Estamos aqui para fiscalizar...
    




    
20/05/2011
Comunidade do Ibura
Fiscalizando o Acúmulo de lixo nas ruas

    
20/05/2011
Comunidade do Ibura
Verificando Destruição após a chuva

    
20/05/2011
Comunidade do Ibura
Verificando Destruição após a chuva

    
20/05/2011
Comunidade do Ibura
Fiscalizando o lixo em frente ao Posto de Saúde

    
20/05/2011
Comunidade do Ibura
Visitando o Posto de Saúde Arnaldo Marques

Na época da eleição todo mundo aparece depois...

Postamos abaixo visita do Ver. Josenildo Sinésio as nossas comunidades UR-06 e UR-10, depois dessa visita o que conseguimos com o ilustre Vereador? 

Será a hora de cobrar?

UR6 e UR10

Durante estes três meses de campanha, tenho falado,  em todos os lugares que visito,  sobre o meu compromisso de defender da vida  em todas as instâncias. Entre elas, está a saúde da nossa população. Na tarde do último sábado ( 25/09) conversei, na casa de Dona Ângela, na UR6,  Jaboatão , com Agentes Comunitários de Saúde sobre essa realidade em nosso país e as nossas propostas para este setor.


A saúde em nosso país e em nosso Estado tem se desenvolvido bastante e o trabalho dos ACS tem sido fundamental.  Mas ainda temos muito o que fazer e conto com o apoio de todos para alcançar esta meta.


Fui apresentado pelo irmão Bruno

A noite, meu compromisso foi na UR 10, no Ibura, onde fui recebido  na Casa de Dona Fáima e muito bem apresentado por Willians, Bruno e Marcio, representantes  de Igrejas Evangélicas e que acreditam no meu trabalho. Agradeço também ao Presbítero Samuel pelo momento de reflexão. obrigado também a todo os irmãos e irmãs que estiveram no local para  me receber e me ouvir.


Jaboatão entrega kits para núcleos de mediação



Foto: Felipe Leite



A cerimônia foi realizada na Secretaria Executiva de Direitos Humanos


Muitos conflitos que acontecem dentro da comunidade podem ser resolvidos lá mesmo. Partindo deste princípio, a Prefeitura de Jaboatão dá mais um passo na estruturação dos núcleos de mediação. Na penultima quarta-feira (22/06), a Prefeitura fez a entrega os kits que serão utilizados nos núcleos, compostos por mesa, birô, cadeiras, ventilador e gaveteiro.

“A proposta é cultivar a cultura de paz, a partir desses núcleos. Grande parte dos problemas que surgem na vizinhança podem ser resolvidos lá mesmo. Com o núcleo estruturado, fica mais fácil para os mediadores trabalharem”, explica Julia Rocha, coordenadora de prevenção e mediação de conflitos da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do município. Ela informa que serão oito núcleos distribuídos nas sete Regionais, sendo dois na Regional seis e um em cada uma das outras.

O secretário Executivo de Direito Humanos, Claudio Carraly, ressalta a importância que é dada à mediação no município. “Hoje o município conta com toda a estrutura física voltada para a comunidade. Com o trabalho que vem sendo desenvolvido estamos conseguindo alcançar a outra ponta principal, que é a população, ajudando a resolver os problemas de forma mais rápida, sem precisar recorrer a instâncias maiores”, diz.

“A gestão Elias tem se destacado pela preocupação com o social, alinhando as políticas públicas e ouvindo a população. Estamos oferecendo toda essa estrutura para ajudar a população a resolver cada vez mais rápido e da forma melhor possível os problemas”, diz Carraly.

Entre os mediadores o kit foi recebido com muita alegria. “É uma iniciativa muito importante. Eu já desenvolvo esse trabalho, muitas vezes juntando até casais que brigaram. Com essa estrutura, nosso trabalho será ainda mais fácil e eficiente”, diz satisfeita Terezinha de Jesus, mediadora da comunidade do UR 11.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3773

Jaboatão ganha legislação digital e disponível na rede


O link entrou no ar e já tem arquivos de 2000 a 2011

A legislação de um local é muito importante para a população, pois ela rege todos os deveres e direitos dos cidadãos e do Estado. Ter acesso às leis garante o conhecimento necessário para se respeitar e ser respeitado e em Jaboatão dos Guararapes essa possibilidade foi ampliada.

A partir de agora, todos podem acessar de forma rápida e gratuita as leis do município. Basta ir ao site da Prefeitura e clicar no link que levará à página onde estão armazenados todos os arquivos. Já estão disponíveis os arquivos de 2000 a 2011. Os outros anos entrarão gradativamente.

O site é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Jaboatão e a Softex. A Softex foi responsável pela organização e digitalização da Legislação do Recife e da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Durante os últimos quatro meses a empresa teve acesso aos livros da Câmara e a todos os arquivos referentes à legislação.

“O objetivo é dar cada vez mais transparência e segurança às ações jurídicas no município, para que tanto quem opera quanto quem for utilizar possa conhecer e ter um acesso mais rápido, fácil e gratuito”, explica Júlio César Casimiro, secretário de Assuntos Jurídicos da Pefeitura.

Link para a legislação http://legis.jaboatao.pe.gov.br/

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3783

Convênio Elias e Eduardo Campos assinam convênio


Foto: Valter Andrade

O investimento será de R$11 milhões destinados ao controle urbano ambiental


Foi assinado na manhã desta quarta-feira (29), um aditivo do convênio entre o BNDES e o Governo de Pernambuco. O investimento será de R$11 milhões destinados ao controle urbano ambiental dos municípios que fazem parte do Território Estratégico de Suape (Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Moreno e Escada).

A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Suape e contou com a presença do governador Eduardo Campos, do prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, secretários, deputados, prefeitos e empresários.

“É essencial preparar a cidade para o desenvolvimento e é fundamental para não perdermos o controle urbanístico”, disse o prefeito Elias Gomes.

A Agência Condepe/ Fidem, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado administrará os recursos, que viabilizarão ações de ordenamento territorial, controle urbano, capacitação e treinamento junto às prefeituras do território.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3781

Engenho Velho é contemplado com o Prefeitura com Você


Além do programa, a comunidade já recebeu ações de melhorias nas áreas de educação e obras


O Prefeitura com Você promove, nesta quinta-feira (30/06) mais uma edição do programa. Desta vez os serviços de saúde e cidadania serão oferecidos a população do Engenho Velho, Regional Jaboatão Centro. Os interessados poderão procurar pelas ações no horário, das 8h às 16h, no Pátio da estação do Metrô, localizado na Rua Rosenilda Nunes. O prefeito Elias Gomes realizará uma plenária na localidade para conversar com os moradores e saber os problemas enfrentados por eles no bairro.

Serão oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão, orientação sobre higiene bucal e DTS/AIDS e informativos sobre a dengue. Além disso, os interessados nas atividades podem solicitar a retirada de documentos como 2º e 3º via de certidões de nascimento e óbito, orientação do Procon, palestras da Agência do Trabalho, cadastramento no Bolsa Família. O trabalho se estende ainda em ruas não pavimentadas com ações de capinação e terraplenagem.

“A população pode observar que esta edição do Prefeitura com Você vem complementar os benefícios que o Engenho Velho já conquistou”, destacou a gerente da Regional Jaboatão Centro, Celinha Santos. Ela explica que o contato entre a gestão e a comunidade já é solidificado com as melhorias que o lugar já recebeu. “Em breve a Prefeitura vai entregar a escola Municipal Humberto Barradas que passou por reformas e obras de contenção de encostas estão sendo concluídas”, acrescentou Santos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3780