Quando o governo do PT quis restringir e por limites à liberdade de imprensa, houve uma verdeira mobilização entre todos os meios de comunicação para que o projeto não fosse á frente. Redes de televisão, de radio, jornais, etc moviam a opinião pública contra o que estava acontecendo. Houve um verdadeiro clamor contra as possíveis restrições e a Tv não parava de falar sobre o assunto.
Agora estamos em um momento parecido com aquele. A Pl 122, um projeto de lei que pretende criminalizar até a liberdade de crença e de consciência, está aí para ser aprovada. Muitos são aqueles que tem se manifestado contra o projeto, principalmente os religiosos, mas o tema aparece na televisão de outra maneira. Todas as vezes que os noticiários falam da Pl 122 é procurando defendê-la, dizendo que ela é contra a "homofobia"e que vai acabar com o preconceito.
O grande problema é que nenhum telejornal nem jornal escrito explica para a população o que realmente a Pl 122 propõe. Usam o belo discurso do fim do preconceito e da homofobia para justificar o projeto, e às vezes até os contestáveis dados estatísticos de mortes por homofobia, para convencer a população. Mas não mostram que a Pl 122 pretende coibir a liberdade de expressão, querendo jogar na cadeia qualquer um que se posicionar contra a homossexualidade.
A mídia divulga que o projeto visa acabar com a discriminação aos homossexuais. Porém, não informa à população que com "discriminação" e "homofobia" os apologistas da Pl 122 querem dizer não somente a violência e perseguição sofrida pelos gays, mas qualquer opinião e posição que discorde da homossexualidade como prática de vida, seja no campo, moral e ético, como no filosófico. Utilizam a violência por homossexuais como argumento para apoiar a Pl 122, como se todo mundo quer discorda da homossexualidade defendesse a violência contra os gays. Equiparam as igrejas e os religiosos, por exemplo, aos grupos neonazistas, que realmente discriminam e praticam violência e agressões aos homossexuais. Assim, utilizam o belo discurso do fim do preconceito para iludir a população brasileira sobre o que realmente está acontecendo.
Pode parecer exagero acreditar que as pessoas serão presas apenas por discordar da homossexualidade, mas não é. A Pl 122 ainda nem foi aprovada e vários líderes religiosos já estão sendo ou foram processados por condenarem não os homossexuais, mas a prática homossexual em vários estados do Brasil. Se a Pl 122 for aprovada qualquer um que dizer não concordar com isso poderá ser preso!
E onde está a imprensa que se diz livre? Cadê os meios de comunicação em defesa da liberdade de Consciência? Por quê não mostram a verdade á respeito da Pl 122? Onde está a defesa da liberdade de expressão? Por que que as emissoras de televisão, radios e jornais não mostram a verdade para a população. Tudo isso mostra que, por enquanto, a internet é um dos poucos meios de comunicação que ainda permanece livre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário