quarta-feira, 6 de abril de 2011

Moradores do Ibura protestam contra o trânsito da Avenida Dois Rios

Moradores do bairro do Ibura de Baixo e comunidades vizinhas, na Zona Sul do Recife, fecharam um dos cruzamentos da avenida Dois Rios, na manhã de ontem. Eles reclamam dos constantes engarrafamentos na via, que liga as comunidades da região a vários pontos da Cidade. Todos os dias, no horário de pico, ônibus, caminhões, carretas e veículos de passeio se misturam na avenida. Ela tem quatro faixas no total, mas as duas mais próximas da calçada são usadas irregularmente como estacionamento, o que contribui para aumentar o problema. Problemas na rua Rio Xingu também foram alvos do protesto. 
A manifestação foi acompanhada de perto por policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e de agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), mas não houve queima de pneus ou confusão com a polícia. Depois de quase uma hora, a multidão se dispersou e apenas representantes das associações de moradores continuaram o movimento. Os moradores também reclamam da pequena quantidade de semáforos ao longo da via e da falta de sinalização. São dez sinais na avenida, número que a população e os motoristas consideram desnecessário.
Um dos líderes comunitários do Zumbi do Pacheco, Wellington Alves, contou que os diversos bairros próximos sofrem com apenas uma via para ir para o trabalho ou fazer alguma outra atividade. “O trânsito aqui é horrível. Situações como a passagem do Samu ou alguma ocorrência policial também são prejudicadas”, conta. Os coordenadores do protesto afirmaram ainda que uma via paralela iria melhorar a vida de todos na região.
Entre as reivindicações, estão a diminuição na quantidade de sinais ao longo da avenida e a colocação de placas de “proibido estacionar”. Segundo as associações de moradores do Ibura, há carros estacionados dois lados da via, que já não é tão larga, o que acaba dificultando a passagem dos veículos na avenida. O problema se agrava em horários de pico.

Ainda na tarde de ontem, uma comissão de moradores foi recebida pela presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa. Durante o encontro ficou estabelecido que até o final deste mês será realizada a manutenção e implantação da sinalização horizontal e vertical da avenida Dois Rios e rua Rio Xingu. Além da sinalização, será reforçada a fiscalização para coibir irregularidades dos condutores para melhorar a fluidez do trânsito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário