segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Rede Sociais

O que são?

São pessoas conectadas e que interagem entre si, assumindo o papel de protagonistas do processo de desenvolvimento da localidade em que vivem. Por meio de uma metodologia específica, composta por oito etapas, nós mesmos podemos definir o que desejamos e podemos traçar um caminho para realizar os nossos sonhos. Nas redes, não há hierarquias e todos interagem horizontalmente como cidadãos, conscientes de que sem cooperação não existe desenvolvimento. Você, junto com seus familiares, amigos e vizinhos, pode fazer a diferença, sonhar com um futuro melhor para o seu bairro e a sua cidade!
Você sabe o que é uma rede social? Existe rede social toda vez que existem vários caminhos, ligações e relações entre as pessoas que vivem numa mesma sociedade e com isso um fortalecimento da cidade onde vivemos. Assim, seu bairro e seu município se transformarão em um ambiente vivo, articulado por muitos agentes de desenvolvimento.
Qual é a finalidade das Redes de Desenvolvimento Local? Queremos que todos os nossos bairros e todas as nossas cidades se desenvolvam e, para isso, você é fundamental. Desenvolver-se significa melhorar. Você e as outras pessoas com as quais você se relaciona, unidas, podem ajudar a tornar a sua localidade o melhor lugar do mundo para se viver!
Onde as Redes de Desenvolvimento Local podem dar certo? As Redes de Desenvolvimento Local podem acontecer na sua comunidade se você e seus amigos se dispuserem a fazer uso voluntário desse programa de desenvolvimento local, estabelecendo novas amizades com outras pessoas que também tenham disposição e  queiram assumir suas responsabilidades no processo de desenvolvimento de sua localidade. O engajamento é essencial para a construção dos sonhos coletivos e para que tais sonhos saiam do papel é necessária a formação das redes de pessoas. Somente com a participação das pessoas (dos moradores) será possível o desenvolvimento.
Quais são os pré-requisitos para sua localidade implantar as Redes de Desenvolvimento Local? Primeiro é preciso que os moradores da localidade tenham interesse e participem efetivamente, pois o processo de desenvolvimento é feito por eles. A construção das redes acontece quando as pessoas conhecem umas às outras e passam a interagir, a cooperar, a pensar e a atuar coletivamente para melhorar o lugar onde moram. Estas redes devem encampar pelo menos 1% dos moradores das localidades, sem partidarismo ou interesses individuais. Quando houver ambiente adequado, com os moradores envolvidos em redes, dispostos e participantes, passa a ser implantada uma metodologia que servirá de ferramenta para o plano de desenvolvimento da localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário