segunda-feira, 27 de junho de 2011

Curiosidade: A origem do nome Favela

 

A origem do nome Favela

As favelas mais conhecidas do Brasil estão localizadas na cidade do Rio de Janeiro e surgiram por volta de 1900, no período da Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída próxima a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, que recebeu este nome devido à vegetação predominante no local, que era a Favela, uma planta típica da caatinga, extremamente resistente a seca. Os soldados ao retornarem ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seu soldo e instalaram-se provisoriamente em alguns morros da cidade, juntamente a outros desabrigados. A partir deste episódio, os morros recém-habitados ficaram conhecidos como favelas, em referência à “favela original”.

http://www.favelaeissoai.com.br/noticias.php?cod=14

Aprenda a usar produtos como limão e vinagre na limpeza doméstica

 

Para deixar a cozinha brilhando e as janelas um “brinco”, nem sempre é preciso apelar para os limpadores químicos milagrosos que estão na dispensa da maioria das casas brasileiras. Comsoluções simples (e que usam produtos fáceis, que fazem parte do dia-a-dia), é possível limpar fogão, piso, panelas, banheiro e até grelha de churrasco.

A troca de produtos que estão nas prateleiras de limpeza dos supermercados por outros “caseiros”, menos agressivos ao meio ambiente, ajuda também a economizar dinheiro nas compras domésticas. Conheça algumas soluções e veja como é fácil colocá-las em prática. Conhece mais alguma? Compartilhe com a gente!

Limão, o removedor


Adotar a fruta como material de limpeza evita o uso de produtos com cloro e solvente. Como o limão é ácido, é fácil remover sujeira e manchas. Para tirar gorduras de louças, dilua a fruta em água e coloque a mistura no que está sujo. Para tirar ferrugem de objetos como grelhas, esfregue suco de limão com palha de aço. No caso de bocas de fogão, junte uma colher de sopa de sal ou bicarbonato de sódio ao extrato de uma unidade da fruta.

Vinagre, o potente


O vinagre branco é considerado o “campeão” entre os limpadores naturais, em função da capacidade de combater mofo, gordura e odores fortes. Pode substituir detergentes, amaciantes e outros limpadores – e com ele, você deixa de usar químicos como cloro, amoníaco e soda cáustica.

Uma esponja com vinagre branco é ótima alternativa para limpar o box do banheiro. Depois de limpar, passe um pano macio por cima. É bom também para eliminar cheiro de mofo do armário: esvazie-o e deixe uma bacia com o produto dentro do móvel durante uma noite inteira. Também serve para eliminar odores de fezes e urina de animais de estimação.

Fritou um bife e sujou todo o fogão? Coloque um pouco de vinagre e deixe agir por alguns minutos antes de começar a limpar. O produto também é bom para limpar azulejos, vaso sanitário, janelas e espelhos.

Óleo, o brilhante


Óleos vegetais (como oliva, girassol e linhaça) são ótimos para substituir os lustra-móveis. Para limpar janelas, por exemplo, misture óleo e álcool em partes iguais. Em móveis de madeira, a mistura deve ser com suco de limão (duas xícaras de óleo e suco de um limão).

Outras dicas:
- Na hora de usar um produto químico, leia o rótulo e veja qual a quantidade necessária para fazer a limpeza. Assim, você evita desperdiçar o produto.

- Dê tempo para o produto agir. Deixar de molho, nem que seja por pouco tempo, normalmente é mais eficiente do que lavar e esfregar muito
.
FONTE: super.abril.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Clube Fazenda Santa Luzia


O clube fazenda Santa Luzia é uma antiga fazenda centenária que foi transformada em um clube de campo no segmento lazer, surgiu no dia treze de dezembro de 1983 e está localizado na BR 101 norte km 48 em Abreu e Lima, Desterro – PE. O clube oferece lazer de qualidade para você, seus amigos e sua família.
Aproveite! Conheça nossos serviços e tenha uma diversão por natureza!

CEJU Fará Parte da Comissão de Organização da 3ª Conferência Municipal de Juventude - Olinda.



Foi com bastante alegria que os diretores do Centro de Juventude, Desenvolvimento e Cidadania receberam o convite para participar da Comissão Organização para a 3ª Conferência Municipal de Juventude de Olinda. Segundo os diretores do CEJU, esse é um momento muito importante para as ações promovidas pela própria entidade.

Eis um importante sinal de que o CEJU se fortalece, a cada dia,  tornando-se referência no que diz respeito a construção das Políticas Públicas de Juventude dentro da cidade. Depois de vários projetos e ações promovidas pela Prefeitura de Olinda, junto ao CEJU, participar da organização da 3ª Conferência Municipal de Juventude será mais uma excelente oportunidade de mostrar toda seriedade e competência inserida em nossa principal proposta de trabalho e atuação.

Ministério da Saúde autoriza doação de sangue por adolescentes

Portaria do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira autorizou que jovens entre 16 e 17 anos possam doar sangue, desde que tenham uma autorização dos pais. Pelas regras anteriores, a doação só era possível para maiores de 18 anos.

A nova regra foi anunciada pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde), que participou hoje do lançamento da Campanha de Incentivo à Doação de 2011.

De acordo com a portaria 1.353, "a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria".

Atualmente, a orientação sexual faz parte do questionário aplicado por diversos centros de doação para a triagem dos doadores.

da folha.com

sábado, 11 de junho de 2011

Pré-conferência do idoso discute políticas públicas para 3ª idade

 


Foto: Valter Andrade


Os temas discutidos serão levados à 1ª Conferência Municipal que será realizada dias 6 e 7 de julho


Segundo dados do IBGE, o Brasil hoje tem uma população de idosos que chega a cerca de 20 milhões, 10,8% da população. Em Jaboatão os dados mostram que há 58.256 pessoas idosas morando no município, o que representa 9% da população. Visando melhorar ainda mais a vida destes, que vêm ajudando o município a se desenvolver a tanto tempo, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes finaliza nesta sexta-feira (10/06) o ciclo de Pré-conferências do Idoso.

A primeira Pré-conferência foi realizada com as Regionais 1, 2 e 3 na última terça-feira (07/06), na IBCJ em Jaboatão Centro e nesta sexta-feira (10/06) foi a vez das Regionais 3, 4,5, 6 e 7 na Igreja Anglicana do Espírito Santo, em Piedade. A 1ª Conferência do Idoso será realizada em julho, nos dias 6 e 7, no Hotel Golden Beach em Piedade.

“O intuito é levantar os temas que serão discutidos na nossa 1ª Conferência do Idoso e que serão encaminhados para as conferências estadual e nacional para que posteriormente se tornem leis”, diz Maria José Santos (Rejane), presidente do Conselho Municipal do Idoso. Ela explica que um dos temas que tem sido mais debatido é o direito do idoso. “Hoje temos muitas leis que deveriam garantir o direito dos idosos, mas muitas vezes não são respeitadas. A gente vê um comprometimento muito grande da atual gestão em proporcionar discussões para criar políticas públicas que garantam o respeito a esse direito”, completou

FUNDO MUNICIPAL

Segundo Maria José, o município é um dos pioneiros na implantação do fundo municipal do Idoso. “A lei 468/2010 foi aprovada em novembro do ano passado e prevê a implantação em 2011 do fundo municipal do Idoso. O processo já está bem adiantado e até o final deste ano estaremos captando os recursos”, disse. Ela ainda explica que quando o fundo estiver funcionando irá ajudar no fomento às políticas públicas do município. “O fundo garantirá que os recursos sejam captados tanto de pessoas físicas, jurídicas, Organizações não governamentais, como do Governo, para ser utilizado nas políticas públicas para o idoso no município, o que garantirá ainda mais o respeito aos direitos dos idosos de Jaboatão”, reforça.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3745

Secretaria de Esportes realiza I Festival de Karatê em Muribeca

 




Foto: Tiago Brito


O evento será realizado neste sábado (10), a partir das 15h, na sede da Regional


Com o objetivo de mostrar o potencial de jovens atletas, a Secretaria Executiva de Esportes e Lazer realizará neste sábado (10), na sede da Regional Muribeca, o I Festival de Karatê. A modalidade, que será o Kata, nos estilos Shotokan e Goju Ryo, vai reunir cerca de 20 atletas, alunos das academias Zuki Kan (Conjunto Marcos Freire) e Goju Ryo (Conjunto Muribeca). Ao final das apresentações, todos os participantes receberão medalhas.

“O Kata é uma luta imaginária, onde o atleta simula lutar com mais de um oponente, utilizando movimentos de ataque e defesa, com diagrama específico que inicia e termina no mesmo lugar“, explica o assistente técnico e 3º DAN de Karatê, Paulo Carlos. “Esse primeiro festival é uma forma de valorizar os atletas locais, além de els poderem mostrar o seu potencial”, destaca Cid Roberto, chefe do Núcleo de Esportes.

fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3742

domingo, 5 de junho de 2011

Prefeitura com você chega à comunidade de Pacheco



Foto: Felipe Leite


Uma das novas ações implantadas no programa é o Jornada da Voz


Esta quinta-feira (02/06) foi bastante movimentada para os moradores da comunidade do Pacheco, em Cavaleiro – Regional 2. É que a população teve acesso aos serviços oferecidos pelo Prefeitura Com Você. Entre os serviços mais procurados estavam os estandes de saúde.

Segundo Antonieta Araújo, gerente da Regional Cavaleiro, a comunidade está muito animada com o programa, que chega pela primeira vez ao bairro. “A gente sente que a comunidade está muito satisfeita. Nunca uma gestão tinha chegado a esta área. Hoje, podemos oferecer estes serviços”, disse.

Esse sentimento, relatado pela gerente, pôde ser visto nos cidadãos. “Esse é um serviço muito importante. Para ter acesso a estes serviços a gente teria que ir ao centro de Cavaleiro. Com essa ação, estamos tendo uma oportunidade maravilhosa de ter acesso aos serviços perto de casa”, disse Elibethânia da Silva, 43 anos, dona de Casa e moradora da comunidade há 43 anos.

Uma das grandes novidades, que passa a fazer parte das ações do programa é a Jornada da Voz. O estande é comandado pela equipe de fonoaudiólogos e psicólogos do Centro de Assistência à Saúde dos Profissionais da Educação (Caspe). “O centro trabalha com professores, mas estendemos o atendimento ao Prefeitura com Você para oferecer mais este serviço. Aqui nós atendemos a vários profissionais da voz, como vendedores, professores”, disse Tatiana Cavalcante, fonoaudióloga e coordenadora do programa. Ainda são distribuídos kits com cartilhas de cuidados com a voz e água mineral.

Além deste serviço são oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão, retirada de documentos como certidão de nascimento, casamento e óbito. Os moradores têm acesso à orientação do Procon e caderneta do idoso, cadastramento do bolsa família, palestras sobre higiene bucal, escovação e aplicação de flúor com distribuição de kits e atividades esportivas e recreativas. Além disso, serão executadas ações de reposição de lâmpadas e limpeza urbana com mutirão em ruas e canais da área.

“Eu estou muito satisfeito. Aqui está bem perto de casa. Foi só sair na rua e fazer o exame. Ações como esta facilitam muito a vida da gente, que muitas vezes não temos tempo de ir até Cavaleiro pra fazer nossos exames. Estou muito feliz mesmo”, disse José Roberto, 50 anos, funcionário público federal.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3726

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jaboatão no combate a exploração sexual contra crianças e adolescentes

 


Foto: Valter Andrade


Representantes de diversos segmentos da sociedade estiveram presentes


Cerca de mil pessoas tomaram conta das ruas de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na manhã desta terça-feira (31), em protesto ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A grande caminhada, que foi realizada pela Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, levou estudantes, professores, membros do Comitê, conselheiros tutelares, gestores municipais e comerciantes para participarem do evento, encabeçado pelo slogan “A batalha agora é outra”.

O secretário executivo de Direitos Humanos, Cláudio Carraly, esteve presente na ocasião e ressaltou a importância da iniciativa. “Hoje, eu considero esta data um momento histórico, transformador e um momento da cidadania de Jaboatão dos Guararapes. Este tema supera todas as diferenças políticas e ideológicas, mobilizando todos em prol das crianças e adolescentes do nosso país”, disse Carraly.

“É só através da conscientização que a gente vai conseguir com que todas as pessoas conheçam os direitos e deveres das crianças e adolescentes, principalmente relacionados à sexualidade. Então, é importante que todos estejam mobilizados e participem da campanha junto com a gente”, comentou a secretária executiva da Mulher, Ana Selma.

O evento também contou com vários grupos da Terceira Idade, dentre eles o Movimento Saúde, presidido pela dona de casa Maria José de Albuquerque. Ela não escondeu a satisfação de poder participar da ação. “Tenho o maior prazer de estar aqui, neste lugar. Não podemos cruzar nossos braços e nos sentirmos impotentes quanto a estes abusos e violações dos direitos das crianças e adolescentes”, afirmou.

Centenas de estudantes da rede pública também estiveram envolvidos na ação. É o caso de Maria Beatriz Sousa, de 16 anos, que participa pela segunda vez da caminhada e afirma que estará presente no próximo ano. "Acho muito importante a nossa participação nessa campanha, porque nós que sofremos com todo esse abuso. temos que lutar e, assim, conseguiremos a vitrória", contou a estudante.

“A gente quer combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. É um momento único, todo o estado trabalha hoje com essa data. Estamos na nossa segunda caminhada e contamos com as crianças das escolas da rede pública de ensino, porque elas transmitem com mais facilidade o nosso recado”, enfatizou o coordenador do Núcleo Projovem Adolescente, João Batista Junior.

Para a secretária executiva de Assistência Social, Carmem Galvão, o objetivo da campanha é de sensibilizar a sociedade para que denuncie sempre que presenciar casos de violência sexual, além de conscientizar e encorajar as vítimas, que em geral tem medo e vergonha de falar sobre a violência. O telefone do Disque Denúncia é o 100.

Representando Elias Gomes, o chefe de gabinete do prefeito, Jaime Correia, disse que as grandes conquistas da democracia e da sociedade civil sempre contaram com a ajuda do povo, que é aliado a uma estrutura governamental. "O melhor trabalho começa dentro da nossas casa, logo, precisa haver compromisso, responsabilidade. Juntos, daremos toda a contribuição para acabar com todo esse abuso contra crianças e adolescentes”, disse Jaime.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3719